quarta-feira, 10 de abril de 2013

Psicologia e o Professor


Psicologia e o Professor




O professor tem a fundamental função de auxiliar o aluno na construção do conhecimento, e ajudá-lo a desenvolver seu pensamento crítico.



"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram."

Jean Piaget


A escola precisa ser um lugar de experiências, conhecimentos, cultura e desenvolvimento e quando falamos na figura do professor o vemos como o mediador entre o conhecimento e o aluno, temos que encarar diversas realidades sociais dentro das escolas. Os docentes lidam todo o tempo com alunos de diferentes classes sociais, sendo necessário o conhecimento da psicologia.

A psicologia está por toda a parte, no dia-a-dia utilizamos dela muitas vezes sem ao menos perceber. Não há quem não conheça pelo menos um pouco sobre psicologia.

Através do estudo da psicologia o professor tem condições de observar o comportamento dos alunos e assim trabalhar com métodos específicos para que o processo de ensino aprendizagem aconteça com sucesso.

Hoje, temos acesso a várias teorias desenvolvidas por pesquisadores qua trazem auxilio para o professor ao identificar dificuldades na aprendizagem de um ou mais alunos.

A todo instante o professor se depara com situações em que se faz necessário o conhecimento sobre a psicologia.

Beatriz Fernandes


Fonte fotográfica: https://www.google.com.br/search?hl=pt-


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tecnologia na Educação


                                                           http://www.tocadacotia.com

Tecnologia na Educação




Há muitos discursos sobre o quanto é importante utilizar recursos áudio visuais em sala de aula, pois os alunos de hoje estão em busca da internet, do dvd, do vídeo-game entre outros.
Os jovens atuais estão habituados as novas tecnologias, e o professor que não se adaptar e não estiver preparado ficará para traz.
A conseqüência de um professor despreparado será uma sala indisciplinada e desmotivada.
Mas, temos que adequar a tecnologia digital como uma estratégia pedagógica apenas adicional, não sendo necessária que esteja presente em todas as aulas.

Mesmo quando a escola que trabalhamos não tenha este recurso adicional, os professores não podem se acomodar apenas com as aulas quadro e giz. Há muitas maneiras de introduzir a tecnologia em sala de aula. O professor tem que ser criativo e improvisar quando necessário.
O que não pode acontecer é o professor não relevar o fato de que a tecnologia digital existe e que faz parte do dia a dia do aluno.
A tecnologia é arma fundamental para tornar as aulas estimulantes, instigantes e apreciadas por todos.

A educação e as novas Tecnologias

                                                               visto em: 16/05/2013



Naida Lúcia de Lima

Quer saber mais sobre assunto acesse: 

data : 08/04/13