sábado, 20 de abril de 2013





     Ensinar não é transferir conhecimento,mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

                                                       

                                          Frase de Paulo Freire
                                           
                                                   

                                                                          ROSANGELA RAMOS  

sexta-feira, 19 de abril de 2013


 

A PEDAGOGIA HOSPITALAR,AUXILIA O PROCESSO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES INTERNADOS,ESTIMULANDO A APRENDIZAGEM E PROMOVENDO MOMENTOS DE DIVERSÃO,ENTRETENIMENTO E OUTRAS FORMAS DE APOIO EMOCIONAL,FAZ A MEDIAÇÃO ENTRE O HOSPITAL E A ESCOLA.
AUXILIANDO OS DOIS AMBIENTES NAS NECESSÁRIAS ADAPTAÇÕES,PARA  QUE ESSA CRIANÇA POSSA DAR CONTINUIDADE  AO SEU DESENVOLVIMENTO EDUCATIVO.
A PEDAGOGIA  É O CAMPO DE ATUAÇÃO DA EDUCAÇÃO QUE LIDA COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

O PEDAGOGO DE HOJE TEM ESTA TAREFA DE PROMOVER EXPERIENCIAS, PARA ESSAS CRIANÇAS COMO, BRINCAR, CRIAR, PENSAR, ASSIM ESTARÁ FAVORECENDO SEU DESENVOLVIMENTO QUE NÃO DEVE SER INTERROMPIDO EM FUNÇÃO DE SUA HOSPITALIZAÇÃO.


Luana Oliveira da Silva








quinta-feira, 18 de abril de 2013

Educação Inclusiva


Há cerca de dez anos a inclusão se tornou realidade nas escolas. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) tem causado muita polêmica.
A verdade é que os docentes se sentem sem apoio e até mesmo sozinhos por na maioria das vezes não terem recursos e/ou formação para fazerem um bom trabalho. Ensinar alunos sem deficiência juntamente com alunos com déficits, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos é sem dúvida alguma um grande desafio para os docentes.
Há quem concorde e quem discorde da inclusão, porém, todos têm direito à educação, podemos perceber também que, quando pensamos sobre essa “nova escola” vemos que quando os alunos com deficiência interagem com outras crianças de sua faixa etária obtém- se um desenvolvimento maior ou até mais avançado, pois a convivência auxilia no processo de ensino e aprendizagem.
É necessário que o professor entenda as dificuldades e os benefícios da inclusão na escola e se prepare com estudos e pesquisas para atender às necessidades de seus alunos, os conteúdos dados em sala de aula devem sem propositalmente pensados, analisados e adaptados às necessidades de cada aluno, só assim conseguiremos mudar - mesmo que aos poucos - a realidade educacional do nosso país.



 Fonte do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=70EvnSfn0Tk




Beatriz Fernandes

A importância da filosofia na vida do professor


Não podemos imaginar o que seria do nosso futuro sem os docentes, que nos ensinam processos históricos, políticos, sociais e culturais, não só transformam seus conhecimentos em forma de ensino, mas em forma de pessoas com opiniões e críticas.

Sócrates: falava falsos pregadores da palavra eles são os verdadeiros “amantes da sabedoria, eles fazem fluir o saber", não dada a informação, o puro conhecimento, porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade, e buscam juntos um mundo mais justo, produtivo e saudável para todos.

A educação nos prepara com o intuito de nos inserir no mundo do trabalho, no convívio social e na esfera da cultura, que se constitui exatamente pelas práticas concretas do trabalho da política e da cultura simbólica.
                                         Maria Ivani da Silva Rocha

quarta-feira, 17 de abril de 2013

História da Educação

     

História da Educação

                                                                       
        Comparando a História da Educação nos tempos do Jesuitas,com os dias atuais quando analizamos percebo que houve poucas mudanças.Ensinar nos dias de hoje continua sendo um  grande desafio.Ir para a sala de aula e não ser um professor tradicional tornou-se uma tarefa dificil para a maioria dos professores.  
    Na Escola Tradicional o professor era autoritario e transmitia o seu proprio conhecimento mostrando  assim,aparentemente o rendimento dos seu alunos.Ser professor nos dias atuais é uma tarefa bem dificil mas prazerosa, porém, para ser um bom profissicional o professor precisa dedica-se aos estudos,pesquisas,para o enriquecimento,aperfeiçoamento de seu trabalho para com seus alunos.
    Em todos mundo há poucas profissões que transmitem tanto conhecimento a crianças e adultos.Ensinar nos dias de hoje,é uma bela vocação.O professor que não amar o que, faz acaba abandonando a profissão,devido o comportamento dos alunos,o baixo salario oferecido,a quantidade de alunos por sala,que chega a mais de 32 alunos por professor,e isto acaba prejudicando a qualidade do ensino no Brasil.Um fator que assusta os professores é a violência nas escolas.Com o direito que o Estatuto da criança e Adolescente dá para os alunos,ficou dificil a escola manter um vinculo com os alunos,e,com isso a violência chegou a todos na escola.Nos ultimos tempos tornou-se normal ouvir falar que alunos ou professor sofreu algum tipo de agressão na escola este fato dá-se a falta de estrutura familiar,finaceira,e até afetiva que conduz estes alunos a agirem com tanta agressividade.
  Outro dificuldade do ensino brasileiro seria a habilitação de professores em uma determinada área,porém por falta de profissionais,professores não habilitados acabaram lecionando em outra área, ou muitas vezes vão trabalhar em outra função que não está vinculado a Educação há muita necessidade de programas de aperfeiçoamento,capacitação e Educação Continuada para professores.
  É preciso que tenhamos comprometimento e valorização com os profissionais da Educação,dando a eles melhores condições de trabalho e uma melhor qualidade.

    Fonte Fotográfica: https://www.google.com/#hl=pt&output=search&sclient=psy-ab&q=imagem+do+filme+a+miss%4
     
                             ROSANGELA RAMOS

Planejamento Pedagógico





O professor hoje em dia não tem somente a tarefa de lecionar conteúdos específicos, mas como também é responsável por fazer a formação dos indivíduos nos aspectos externos quando falamos de suas relações com o ambiente físico e social onde estão inseridos. Quanto mais o professor percebe como o indivíduo pensa e como ele age na sociedade em que vive, mais preparado ele está para ajudar na formação, professor tem que ter de conhecimento. É querer não só ser apenas uma "máquina" que transmite o conhecimento, mas sim preocupar-se em desenvolver as capacidades do ser humano, desenvolver sua socialização, construir seus valores, ter consciência de que seus alunos saibam do por que de estarem aprendendo tudo o que é passado e organizar sua mentalidade para assimilar da melhor forma possível os conteúdos escolares.  

O bom professor tem que estar atualizado e antenado com relação a três palavras importantes em sua carreira: objetivo, conteúdo e métodos. 
Podemos definir que hoje em dia o principal trabalho de um professor é ter seus objetivos bem claros e definidos para fazer um planejamento das aulas. A partir do momento que tudo isso é conhecido ele sabe qual o conteúdo e método necessário que deve ser pautado. Sempre se atentando na questão das flexibilidades das aulas, pois planejar é projetar. O professor tem que garantir a coerência entre escola e objetivo.

A importância é se traçar um objetivo sendo dentro das aulas ou não, sempre iremos  precisar de um objetivo (meta) para trabalharmos em aula ou não, precisamos da organização, planejamento, para tudo ocorrer dentro dos conformes. No final as aulas, o objetivo será o aluno aprender, e por tudo em pratica o que aprendeu. 

O professor pode fazer com que a aula seja um diferencial, planejando as aulas não utilizando a abordagem tradicional. Ele pode obter isso através de métodos em que constrói hipóteses de investigação e soluções de problemas, fazendo indagações curiosas, trabalhando com contextualizações surpreendentes, sugerindo desafios para seus alunos e sugerir pistas para que eles possam ter algum estímulo em suas construções.

O professor de hoje em dia pode ser comparado com uma árvore. Onde ele é o tronco principal e seus alunos são suas folhas. O professor pode "chegar” aos seus alunos usando diferentes métodos, os quais podemos comparar com os galhos de uma árvore. Há muitos métodos, muitos galhos, mas necessariamente um galho que atinge uma folha está ligado a outra folha e assim por diante. Os dois estão o tempo todo ligados. Acima de tudo o professor deve estar atento a tudo o que acontece no ambiente em que ele e seus alunos estão inseridos , na sociedade em que eles vivem. O professor deve estar atento a tudo o que acontece ao seu redor e estar preparado para mudanças a qualquer momento. Deve estar sempre presente e conhecer o interior, o pensamento, os problemas e dificuldades de cada um de seus alunos.


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Paulo Freire


 Carla Alexandra Marques






Saúde Pública



SER PROFESSOR...



Tem como objetivo formar e desenvolver o ser humano, não só no âmbito intelectual  mais na área da saúde,pois ambos fatores são fundamentais para o desenvolvimento do aluno.

É necessária uma boa condição física para auxilio no aprendizado, a criança e o adolescente tem direito a vida e a saúde da mesma maneira que a educação.
Algo que achei interessante foi a parceria entre o ministério da saúde e da educação, que tem o objetivo de reforçar a prevenção a saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.


Com essa parceria temos uma grande perspectiva de melhoria na saúde e na educação.
fonte do video:http://youtu.be/HUWikJYOjLM
 
Fonte fotográfica: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=475&q=saude+publica&



Luana Oliveira da Silva

domingo, 14 de abril de 2013

A importância do brincar


Alguns aspectos importantes sobre a importância do brincar

 Por:     Sandra Serrano

A grande máquina escolar

Achei este artigo super interessante por isso quero compartilhar com vocês!!




A representação da educação formal

posts de Carol barra




Francesco Tonucci fez em 1970




Essa imagem de Tonucci, apesar de ter sido desenhada na década de 70, condiz bem com o que a Escola ainda faz e é nosso dever, ao enxergar essa realidade maquinária, recriar novos espaços de saber felizes, onde cada criança possa aprender de verdade e ser educada de verdade. Nós sabemos que moldar não é educar. Educar é esculpir, aproveitar tudo aquilo que o aluno leva consigo e ajudá-lo a encontrar a verdadeira felicidade, que não está na carreira,mas sim em ser um homem de bem. E por sabermos isso temos a responsabilidade de fazermos diferente, seja como professores, pais, tios, amigos… enfim, irmãos.



data da visualização: 14/04/13

Vale a pena lêr  o texto completo eu gostei muito, por isso quero dividir.

Naida Lucia de Lima


O nome da escola

Já se perguntou o porquê da escola ter esse nome? E colégio? E tudo mais?




Naida Lucia de Lima