quinta-feira, 18 de abril de 2013

Educação Inclusiva


Há cerca de dez anos a inclusão se tornou realidade nas escolas. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) tem causado muita polêmica.
A verdade é que os docentes se sentem sem apoio e até mesmo sozinhos por na maioria das vezes não terem recursos e/ou formação para fazerem um bom trabalho. Ensinar alunos sem deficiência juntamente com alunos com déficits, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos é sem dúvida alguma um grande desafio para os docentes.
Há quem concorde e quem discorde da inclusão, porém, todos têm direito à educação, podemos perceber também que, quando pensamos sobre essa “nova escola” vemos que quando os alunos com deficiência interagem com outras crianças de sua faixa etária obtém- se um desenvolvimento maior ou até mais avançado, pois a convivência auxilia no processo de ensino e aprendizagem.
É necessário que o professor entenda as dificuldades e os benefícios da inclusão na escola e se prepare com estudos e pesquisas para atender às necessidades de seus alunos, os conteúdos dados em sala de aula devem sem propositalmente pensados, analisados e adaptados às necessidades de cada aluno, só assim conseguiremos mudar - mesmo que aos poucos - a realidade educacional do nosso país.



 Fonte do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=70EvnSfn0Tk




Beatriz Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário