quarta-feira, 17 de abril de 2013

Planejamento Pedagógico





O professor hoje em dia não tem somente a tarefa de lecionar conteúdos específicos, mas como também é responsável por fazer a formação dos indivíduos nos aspectos externos quando falamos de suas relações com o ambiente físico e social onde estão inseridos. Quanto mais o professor percebe como o indivíduo pensa e como ele age na sociedade em que vive, mais preparado ele está para ajudar na formação, professor tem que ter de conhecimento. É querer não só ser apenas uma "máquina" que transmite o conhecimento, mas sim preocupar-se em desenvolver as capacidades do ser humano, desenvolver sua socialização, construir seus valores, ter consciência de que seus alunos saibam do por que de estarem aprendendo tudo o que é passado e organizar sua mentalidade para assimilar da melhor forma possível os conteúdos escolares.  

O bom professor tem que estar atualizado e antenado com relação a três palavras importantes em sua carreira: objetivo, conteúdo e métodos. 
Podemos definir que hoje em dia o principal trabalho de um professor é ter seus objetivos bem claros e definidos para fazer um planejamento das aulas. A partir do momento que tudo isso é conhecido ele sabe qual o conteúdo e método necessário que deve ser pautado. Sempre se atentando na questão das flexibilidades das aulas, pois planejar é projetar. O professor tem que garantir a coerência entre escola e objetivo.

A importância é se traçar um objetivo sendo dentro das aulas ou não, sempre iremos  precisar de um objetivo (meta) para trabalharmos em aula ou não, precisamos da organização, planejamento, para tudo ocorrer dentro dos conformes. No final as aulas, o objetivo será o aluno aprender, e por tudo em pratica o que aprendeu. 

O professor pode fazer com que a aula seja um diferencial, planejando as aulas não utilizando a abordagem tradicional. Ele pode obter isso através de métodos em que constrói hipóteses de investigação e soluções de problemas, fazendo indagações curiosas, trabalhando com contextualizações surpreendentes, sugerindo desafios para seus alunos e sugerir pistas para que eles possam ter algum estímulo em suas construções.

O professor de hoje em dia pode ser comparado com uma árvore. Onde ele é o tronco principal e seus alunos são suas folhas. O professor pode "chegar” aos seus alunos usando diferentes métodos, os quais podemos comparar com os galhos de uma árvore. Há muitos métodos, muitos galhos, mas necessariamente um galho que atinge uma folha está ligado a outra folha e assim por diante. Os dois estão o tempo todo ligados. Acima de tudo o professor deve estar atento a tudo o que acontece no ambiente em que ele e seus alunos estão inseridos , na sociedade em que eles vivem. O professor deve estar atento a tudo o que acontece ao seu redor e estar preparado para mudanças a qualquer momento. Deve estar sempre presente e conhecer o interior, o pensamento, os problemas e dificuldades de cada um de seus alunos.


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Paulo Freire


 Carla Alexandra Marques






Nenhum comentário:

Postar um comentário